Confap, Capes e RNP estão desenvolvendo Sistema de Indicadores de Dados para garantir integração e maior transparência às ações das FAPs

O programa Confap-CRIS, é uma iniciativa do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em conjunto com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP, com execução do Instituto Stela. O Programa tem como objetivo, promover avanços em parcerias, apoiar as ações de internacionalização das bases de dados científicos e ampliar a visibilidade das iniciativas estaduais de Ciência,Tecnologia & Inovação promovidas pelas Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs).

Alinhado ao Conecti Brasil

O Confap-CRIS está alinhado ao objetivo geral do Consórcio Nacional em Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Conecti Brasil), consórcio multi-institucional, originado a partir de 2017, por meio de acordo entre o Confap, Capes, IBICT, CNPq, SciELO e RNP, que prevê a criação de um ecossistema de informações em pesquisa, integrando os sistemas federais e estaduais, para otimizar a gestão do conhecimento, por meio de uma rede nacional de integração de dados. Dando início a este importante arranjo nacional, o programa Confap-CRIS (“CRIS” do inglês – Current Research Information Systems), busca a partir da coleta e integração de dados, criar uma padronização de conceitos que facilite a comunicação entre as FAPs e gere indicadores que promovam a transparência e evidenciem a importância do financiamento em pesquisa nos estados brasileiros.

Fases do Programa Confap-CRIS

O programa foi estruturado em 3 fases de desenvolvimento (Protótipo, Piloto e Produto). Sua primeira fase utilizou dados fictícios para estabelecer a padronização e fluxo de utilização das informações oriundas das FAPs, esta etapa foi concluída e o protótipo apresentado aos representantes das FAPs durante o Fórum Nacional do Confap, realizado em 21/08 de 2019 em São Paulo-SP. Em outubro do mesmo ano, o programa entrou em sua fase Piloto, que atualmente está trabalhando com a criação de APPs para extração de dados das FAPs, integração parcial com dados reais das FAPs, que já estão iniciando o compartilhamento dos dados e adoção de tecnologias definitivas para o Produto (última fase do Programa), que tem previsão de início no final de 2020, com expectativa de disponibilização pública da plataforma e dos dados para consulta em 2021.

Após a integração das informações das FAPs (como dados de Financiamento; Parcerias; Programas; Chamadas; Editais, Relatórios; Prestação de Contas etc), o Confap-CRIS apoiará as ações de internacionalização das bases brasileiras de C,T&I e dará suporte estratégico à tomada de decisão em gestão da C,T&I do País.

Assessoria de Comunicação Social – Confap